

ITEM DO PROALFA/2009
(D17, D18, D19)
DESCRITOR: Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto.
Leia o texto e responda à pergunta.
FAZ MUITO TEMPO
(Ruth Rocha, fragmento)
Foi em 1500, em Portugal, do outro lado do mar:
Havia um menino chamado Pedrinho.
E havia o mar.
Pedrinho amava o mar.
Pedrinho queria ser marinheiro.
Tinha alma de aventureiro.
Perguntava sempre para o pai:
- O que é que há do outro lado do mar?
O pai sacodia a cabeça:
Ninguém sabe, meu filho, ninguém sabe...
Naquele tempo, ninguém sabia o que havia do outro lado do mar.
Qual o trecho do texto apresenta o que Pedrinho disse?
( ) Ninguém sabe, meu filho, ninguém sabe...
( ) O que é que há do outro lado do mar?
( ) Pedrinho amava o mar.
(D14, D15, D16)
CAPACIDADE: Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto.
No museu, o guia diz para a criançada da escola:
___Esta múmia tem dez mil anos, três meses e três dias.
Uma aluna, então, pergunta:
___Como o senhor sabe disso com tanta certeza?
___Simples! Quando eu comecei a trabalhar aqui, a múmia tinha dez mil anos!
Quais as marcas linguísticas que caracterizam este texto como um discurso direto? Por que?
Lembramos que o discurso é direto quando se reproduz literalmente as palavras do personagem.
O narrador, interrompendo a narrativa, pode ceder-lhe a palavra. No discurso indireto não há diálogo.
O narrador torna-se o intérprete dos personagens. Não há a transcrição literal do que o personagem falou.

por favor se você estiver modelo de provas com os descritores postar .
ResponderExcluirdesde já agradeço vcf .bj
Ah!!! Eu Também gostaria de acessar novamente seu BLOG e encontrar avaliações com os descritores.Iria nso ajudar bastante.Bjos
ResponderExcluir