segunda-feira, 12 de julho de 2010

ATIVIDADES COM OS DESCRITORES




ITEM DO PROALFA/2009
(D17, D18, D19)

DESCRITOR: Estabelecer relações de continuidade temática a partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto.

Leia o texto e responda à pergunta.

FAZ MUITO TEMPO
(Ruth Rocha, fragmento)

Foi em 1500, em Portugal, do outro lado do mar:
Havia um menino chamado Pedrinho.
E havia o mar.
Pedrinho amava o mar.
Pedrinho queria ser marinheiro.
Tinha alma de aventureiro.
Perguntava sempre para o pai:
- O que é que há do outro lado do mar?
O pai sacodia a cabeça:
 Ninguém sabe, meu filho, ninguém sabe...
Naquele tempo, ninguém sabia o que havia do outro lado do mar.

Qual o trecho do texto apresenta o que Pedrinho disse?

( ) Ninguém sabe, meu filho, ninguém sabe...

( ) O que é que há do outro lado do mar?

( ) Pedrinho amava o mar.


(D14, D15, D16)

CAPACIDADE: Identificar marcas linguísticas que evidenciam o enunciador no discurso direto ou indireto.

No museu, o guia diz para a criançada da escola:
 ___Esta múmia tem dez mil anos, três meses e três dias.
Uma aluna, então, pergunta:
 ___Como o senhor sabe disso com tanta certeza?
 ___Simples! Quando eu comecei a trabalhar aqui, a múmia tinha dez mil anos!


Quais as marcas linguísticas que caracterizam este texto como um discurso direto? Por que?

Lembramos que o discurso é direto quando se reproduz literalmente as palavras do personagem.

O narrador, interrompendo a narrativa, pode ceder-lhe a palavra. No discurso indireto não há diálogo.

O narrador torna-se o intérprete dos personagens. Não há a transcrição literal do que o personagem falou.

2 comentários:

  1. por favor se você estiver modelo de provas com os descritores postar .
    desde já agradeço vcf .bj

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  2. Ah!!! Eu Também gostaria de acessar novamente seu BLOG e encontrar avaliações com os descritores.Iria nso ajudar bastante.Bjos

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Obrigada pelas visitinhas, agora estou de volta....