segunda-feira, 12 de julho de 2010

LER E ESCREVER COM AUTONOMIA














Ler e escrever com autonomia no 3º ano:
direito do aluno, compromisso nosso.


Metas a serem alcançadas



. Ler e escrever com autonomia

. Matriz de referência em leitura e escrita

Matriz de referência Tópicos, capacidades e habilidades que serão avaliados

. Tópicos : Conjunto de competências a serem avaliadas.

. Competências: conjunto de habilidades explicitadas nos descritores.



Tópico 1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético

Competências :

. Identificação de letras do alfabeto.
. Uso adequado da página.

Tópico 2 – Apropriação do sistema alfabético

Competências :

∙ Aquisição de consciência fonológica.
. Reconhecimento da palavra como unidade gráfica.
. Leitura de palavras e pequenos textos.

Tópico 3 – Leitura : compreensão, análise e avaliação.

Competências :

∙ Localização de informações explícitas em textos.
. Interpretação de informações implícitas em textos.
∙ Coerência e coesão no processamento de textos.
. Avaliação do leitor em relação aos textos.


Tópico 4 – Usos sociais da leitura e da escrita.

Competências :

∙ Implicações do gênero e do suporte na compreensão de textos.


Tópico 5 – Produção escrita.

Competências :

. Escrita de palavras.
. Escrita de frases.
. Escrita de textos.








O trabalho com a leitura e a escrita







O ponto de partida deverá ser sempre o texto.Isso significa que as atividades de leitura e escrita deverão estar relacionadas com um determinado gênero textual, que deverá ser sempre o objeto de ensino, da escola.
Aos 8 anos, a criança já deverá conhecer e saber usar os gêneros textuais mais familiares como : listas, bilhetes, convites, avisos, notícias, anúncios, receitas culinárias e até outros menos familiares como : campanhas publicitárias, reportagens, etc.

Para que nosso aluno adquira a autonomia em leitura e escrita o professor deve:

. Planejar suas aulas, a partir do diagnóstico feito, ou seja, dedicar mais atenção às habilidades que seus alunos ainda não dominam;


. Direcionar seu trabalho em função das metas e objetivos que se deseja alcançar, portanto todas as atividades propostas devem estar em consonância com tais metas;


. Variar a forma de apresentar as atividades, de forma que as crianças saibam lidar, tanto com questões abertas, quanto com questões fechadas


. Apresentar aos alunos,sempre que possível, um conjunto de atividades para serem realizadas num determinado espaço de tempo ( 2 horas, por exemplo ), para que as crianças se habituem a trabalhar em situações de teste, como acontece nas avaliações censitárias;


. Ler o enunciado das questões apenas para os alunos que ainda não sabem ler
( habilidades descritas, especialmente nos tópicos 1 e 2 da matriz de referência );


. Deixar que as crianças leiam, com autonomia, o enunciado, o texto e as alternativas das questões de leitura, contidas, especialmente, nos tópicos 3 e 4 da matriz de referência;


. Comprometer-se de forma radical com a aprendizagem dos alunos, diagnosticando o que já sabem, avaliando-os com frequência e propondo atividades pedagógicas adequadas para sanar os problemas detectados, ao longo do semestre letivo.


. Acompanhar o diagnóstico dos alunos, realizado no início do semestre letivo e contribuir para a tomada de decisões em relação aos problemas detectados;


. Propor novas formas de organização das turmas, caso isso se faça necessário;


. Propiciar aos alunos que apresentam dificuldades em leitura e escrita um maior tempo e melhores condições de aprendizagem, seja agrupando-os em pequenos grupos, seja atendendo-os no contra-turno ou proporcionando a eles o contato com materiais autênticos de leitura e escrita, tais como: panfletos, livros de literatura, jornais, revistas, etc.


. Criar situações reais de contato com a leitura e a escrita, através de excursões a museus e parques, idas ao teatro e ao cinema, montagem de feiras de livros e outras atividades que permitam aos alunos uma aproximação real com o mundo da leitura e da escrita.









Um comentário:

  1. ERA TUDO QUE EU ESPERAVA DE UM BLOG INTELIGENTE.PARABENS!ESTER GILDA-PROFESSORA

    ResponderExcluir

Obrigada pelas visitinhas, agora estou de volta....